Resíduos Químicos e Farmacêuticos
Os medicamentos veterinários são frequentemente utilizados na criação de animais para tratar e prevenir doenças, promover o ganho de peso e tranquilizar os animais durante o seu transporte. Esta classe de medicamentos inclui antibióticos, antiparasitários, anti-inflamatórios, promotores de crescimento, entre outros.
O seu uso extensivo em rebanhos levanta sérias preocupações, uma vez que sua presença em produtos alimentares pode ter consequências adversas e significativas para a saúde humana. Isso inclui hepatotoxicidade, nefrotoxicidade, efeitos colaterais indesejados, reações alérgicas, esterilidade, câncer e a possibilidade de alimentos contaminados contribuírem para a resistência antimicrobiana. Portanto, é essencial monitorizar e regular rigorosamente o uso desses medicamentos para garantir a segurança alimentar e proteger a saúde pública.
Oferecemos uma vasta gama de produtos para a pesquisa direta de contaminantes e sua posterior purificação:
-
- Tiras de fluxo lateral para a deteção de Antimicrobianos – Quinolonas, lincomicina, sulfonamidas, tetraciclinas, betalactâmicos, eritromicina, tilosina, florfenicol, cloranfenicol, neomicina, entre outros.
- QuEChERS para extração de pesticidas e sua deteção em alimentos
Os QuEChERS foram introduzidos para a análise de resíduos de pesticidas em frutas e vegetais, mas tem vindo a ganhar popularidade na análise de um largo espectro de matrizes como medicamentos veterinários e outros produtos farmacêuticos, micotoxinas, corantes, acrilamida, bifenóis, disruptores endócrinos e outros compostos químicos.
A vasta gama de aplicações desta técnica é possível devido ao uso de diferentes solventes de extração, formulações de sal e aditivos de tampão na etapa de partição salina, que concentram e purificam os compostos desejados. Simultaneamente a aplicação de vários adsorventes d-SPE (extração em fase sólida dispersa) na etapa de limpeza ajudam a remover interferentes antes da análise.